Principais doenças transmitidas pelos ratos

Uma das doenças transmitidas pelos ratos que é mais conhecida, é a Leptospirose. Ela é causada por bactérias que estão presentes nos rins dos roedores. São transmitidas através da urina deles, e penetram nos homens por intermédio de algum ferimento ou pela mucosa. Nos períodos de chuvas e enchentes aumentam os casos de Leptospirose, por conta da umidade que fica em vários locais podendo em meio a elas ter urina dos roedores, deixando todos favoráveis a doença. O tratamento é feito a base de antibióticos, sendo que, se não for diagnosticado a tempo, pode levar a óbito.

Uma outra doença é a Febre da mordida do rato, como o próprio nome já diz ela é transmitida através da mordida do rato, quando o mesmo está infectado. Também pode ser transmitida através da ingestão de algum alimento infectado pela saliva do roedor. Os sintomas são: Febre, vômito e dores musculares. Podendo evoluir para pneumonia e até mesmo infartos. O tratamento também  é feito a base de antibióticos.

O pêlo dos ratos e o contato direto com eles podem causar alergias e sarnas. E a pulga presente nos roedores pode causar a doença chamada Peste bubônica ou peste negra, uma das doenças mais antigas anexadas nos registros. Até hoje esta doença mata milhares de pessoas no mundo. Assim como ela a Tifo murino ou febre murina também é transmitida pela pulga do rato do telhado, e o tratamento para ambas é através de antibióticos.

Hantavirose é uma outra doença transmitida pelo roedor, onde a saliva e a urina dos tais são responsáveis pela doença. Esta doença causa uma virose que pode ser mortal se não for tratada. Não há um tratamento específico para a tal virose, somente para as infecções pulmonares que ela causa.

É muito importante manter o controle dos roedores e evitar sua proliferação, tendo em vista que eles procriam muito rápido. São considerados como pragas urbanas por conta da maneira rápida que se proliferam nas cidades, e por conta das doenças que podem transmitir aos seres humanos. Manter o controle deles é fundamental para minimizar os riscos dessas doenças.

Tenha os cuidados necessários para não atrair os roedores, sempre procure colocar lixo em locais apropriados, pois isso evita a presença deles. Mantenha a higiene tanto física como do local onde você habita, isso irá prevenir não só você de ser acometido por tais doenças, mais também evita que outros sofram os problemas recorrente de cada uma delas. Se mantenha sempre alerta e não sofrerá os danos causados pelas doenças transmitidas por eles.