A diferença entre fossa negra, fossa séptica e fossa seca

Em variadas localidades brasileiras muitas residências não contam com rede de esgotos, sendo assim necessária a utilização de fossas. Elas precisam de uma constante manutenção, e a Desentupidora Moraes tem profissionais aptos para desempenhar um excelente serviço, deixando todos assegurados e isentos de problemas maiores.

Existem vários tipos de fossas e quero lhe mostrar a diferença entre elas:

Fossa seca:

Esse tipo de fossa não se adequa com o recebimento de  material líquido, ela é construída especificamente para receber materiais sólidos e pastosos. É bom salientar que a construção dela deve ser feita um pouco distante da residência e longe de qualquer fonte de água. Antes de construí-la deve ter a total certeza que o território não tem probabilidade a inundações. Precisa ser feita uma escavação direta não sendo necessário nenhum revestimento.

Fossa séptica:

Ela deve ser construída de cimento ou de alvenaria e contém uma cavidade que comporta o esgoto, tudo isso para que ele seja consumido por bactérias. Uma das funções da fossa séptica é separar os elementos sólidos dos líquidos que estejam contidos dentro do esgoto. Possui 3 câmaras em sua formação: A digestão, onde é usada as bactérias para absorver os resíduos existentes, a decantação, onde os resíduos suspensos presentes são despejados em outro recipiente, e a câmara de espuma que é exatamente o local que recebe tudo aquilo que não foi decantado.

Fossa negra:

É o modelo mais tradicional e rústico de construção de fossas, e também a que mais traz riscos aos locais onde são construídas. Ela é cavada diretamente no terreno e não possui revestimentos em sua formação. Todos os resíduos que entram por ela caem diretamente no solo, e com isso eles podem se infiltrar com facilidade na terra, podendo contaminar o ambiente e se tornar prejudicial a saúde. Para a segurança de todos é bom que não seja projetada próxima a poços e locais com água corrente, como mananciais. O cuidado com esse tipo de fossa deve ser feito com mais frequência, sendo necessário ser esvaziada e tratada periodicamente.

O que deve ser feito antes construir uma fossa?

Antes de construir a fossa em sua residência ou empresa conheça a funcionalidade de cada uma delas e suas diferenças, fique atento aos critérios que são importantíssimos e não podem ser relevados nem muito menos deixados de lado.

Evite transtornos maiores em sua residência. Procure antes de tudo um profissional com conhecimento na área para ter a certeza do que é melhor para a situação em que você está enquadrado. Em nossa Desentupidora temos excelentes profissionais e bastante capacitados para servi-lo com eficiência e maestria, aptos a identificar a raiz do problema e também preparados para resolvê-lo. Venha conhecer melhor nossos serviços.